segunda-feira, 29 de Abril de 2024  12:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-08-2005

Previstos efeitos para a saúde em mais 4 distritos, 13 em alerta amarelo


Calor

A Direcção-Geral da Saúde alertou hoje para a possibilidade de ocorrerem efeitos do calor sobre a saúde em mais quatro distritos, que se juntam aos nove que quarta-feira foram colocados em alerta amarelo, o segundo menos grave.

Além dos distritos de Coimbra, Lisboa, Santarém, Setúbal, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) aumentou hoje para alerta amarelo a vigilância nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro, devido aos "valores elevados de temperatura" previstos para hoje sexta-feira.

O alerta amarelo é o segundo menos grave numa escala de quatro cores definida no âmbito do Plano de Contingência para Ondas de Calor: azul (situação de vigilância), amarelo (possíveis efeitos sobre a saúde), laranja (onda de calor) e vermelho (onda de calor grave).

Os restantes distritos do país estão em alerta azul.

Em comunicado, a DGS recomenda à população dos distritos em alerta amarelo, em particular às pessoas mais vulneráveis ao calor (idosos, pessoas acamadas ou que vivem isoladas, doentes crónicos, bebés e crianças), que tomem medidas de protecção.

"Aconselha-se a população a evitar esforços físicos e a exposição directa ao sol nas horas de maior calor (entre as 11:00 e as 16:00)", refere a DGS, adiantando que as pessoas devem permanecer "pelo menos duas a três horas por dia num ambiente fresco".

A DGS chama também a atenção para a "ocorrência de incêndios que podem provocar efeitos na saúde, especialmente em grupos de população mais sensível".

O aumento da ingestão de líquidos - embora sejam de evitar "bebidas alcoólicas, gaseificadas e com cafeína, porque podem provocar desidratação" - é recomendada pela DGS, que lembra também que a Linha de Saúde Pública (808 211 311) está disponível para fornecer mais informações.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®